11 a 14 de novembro de 2019
O primeiro Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS) e o Simpósio Internacional de Design Sustentável (ISSD) foram organizados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aconteceu em Curitiba-PR em 2007. Desde então, vem sendo acolhido por diversas Instituições de ensino e pesquisa do País a cada dois anos. A segunda edição aconteceu em 2009, em São Paulo-SP, organizada pela Universidade Anhembi Morumbi. Em 2011, o evento aconteceu em Recife-PE, organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2013, foi organizado em conjunto em Porto Alegre-RS pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Em 2015, apenas a versão nacional (SBDS) ocorreu no Rio de Janeiro-RJ, organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 2017, completou 10 anos e foi realizado em Belo Horizonte-MG pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e pelo Departamento de Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
A edição 2019 ocorrerá em Recife, organizada pela Universidade Federal de Pernambuco - Laboratório O Imaginário e Departamento de Design e adotará a sigla SDS - Simpósio de Design Sustentável + Sustainable Design Symposium , como definido em assembleia na edição 2017.
O SDS 2019, manterá o mesmo formato das duas últimas edições baseado nos três pilares da sustentabilidade social, ambiental e econômico, com enfoque para as seis temáticas relacionadas ao design - inovação social; artesanato; cidades sustentáveis; materiais, fabricação e sustentabilidade; economia circular e desenvolvimento local, todavia voltará a ter o caráter internacional. A essência permanecerá em reunir pesquisadores, estudantes e profissionais de design, além de representantes do setor produtivo e governamental para conjuntamente discutir e ampliar a reflexão e aprofundamento teórico, confrontando as práticas atuais para compreensão do futuro do design em relação aos aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável.